Sábado – Pense por si

Abdeslam extraditado para França "dentro de algumas semanas"

O terrorista terá que responder, antes de ser enviado para França, pelo tiroteio ocorrido a 15 de Março na região bruxelense de Forest, durante uma operação da polícia relacionada com os atentados na capital francesa

O principal suspeito nos atentados de novembro em Paris, Salah Abdeslam, apenas será transferido para França "dentro de algumas semanas" após depor perante a justiça belga no inquérito sobre um tiroteio ocorrido em Bruxelas três dias antes da detenção.

"Será entregue à França dentro de algumas semanas (...) deve ser ainda ser escutado num outro dossier", referiu, citado pela agência noticiosa France-Presse(AFP) o seu advogado Sven Mary, numa alusão ao tiroteio ocorrido a 15 de Março na região bruxelense de Forest, durante uma operação da polícia relacionada com os atentados na capital francesa.

Questionado pelaAFP, o procurador federal considerou por sua vez ser "demasiado cedo" para se pronunciar sobre uma data em que Salah Abdeslam será entregue à França, na sequência da sua detenção em 18 de Março em Bruxelas após quatro meses em fuga. "Não temos qualquer ideia", disse um dos seus porta-vozes, Eric Van der Sypt.

A 15 de março em Forest, o argelino Mohamed Belkaïd, um presumível cúmplice de Salah Abdeslam, foi morto durante uma operação policial, enquanto dois outros homens conseguiram escapar após diversas trocas de tiros.

Abdeslam é suspeito de ser um dos fugitivos dessa operação, na qual "foram disparados tiros" em direcção às forças policiais, precisou Mary.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.