Sábado – Pense por si

A socialite que era espia russa e se infiltrou em base da NATO

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 27 de agosto de 2022 às 10:00

Maria Adela sediou-se em Nápoles entre 2009 e 2018. Investigação jornalística ligou-a ao grupo de agentes secretos rurssos GRU. Há quatro anos que voltou para a Rússia e parece ter desaparecido do mapa.

Maria Adela era vista por todos como uma viúva alegre, criadora de joias e com um passado excêntrico. Afinal, esta peruana deixada pela mãe na Rússia, era Olga Kolobova, uma espia russa que se infiltrou na base da NATO em Nápoles, Itália. A identidade desta mulher foi descoberta depois de 10 meses de investigação jornalística levada a cabo pelos meiosBellingcat,The Insider,Der SpiegeleLa Repubblica

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.