Sábado – Pense por si

Turquia restringe exportações para Israel

Lusa 09 de abril de 2024 às 08:47
As mais lidas

"Esta decisão vai permanecer em vigor até que Israel declare um cessar-fogo imediato e permita a continuação do acesso da ajuda humanitária a Gaza", declarou o Ministério do Comércio turco.

A Turquia restringiu exportações para Israel respeitantes a uma série de mercadorias, incluindo produtos de aço, ferro e alumínio, anunciou hoje o Ministério do Comércio turco.

REUTERS/Umit Bektas

"Esta decisão vai permanecer em vigor até que Israel declare um cessar-fogo imediato e permita a continuação do acesso da ajuda humanitária a Gaza", declarou o ministério em comunicado.

Na segunda-feira, Ancara anunciou que Israel tinha bloqueado um pedido turco de envio de ajuda humanitária para Gaza.

"Não há desculpa para que Israel bloqueie a nossa tentativa de enviar ajuda humanitária aos famintos de Gaza", declarou o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Hakan Fidan.

"Decidimos tomar uma série de novas medidas contra Israel", acrescentou.

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan, um dos maiores críticos da guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza, tem repetidamente descrito Israel como um "Estado terrorista".

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.