Secções
Entrar

Turquia condena “declarações irresponsáveis” de Netanyahu sobre Cisjordânia

07 de abril de 2019 às 14:13

Primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu prometeu anexar partes da Cisjordânia se for reeleito nas legislativas de terça-feira.

A Turquia condenou hoje as "declarações irresponsáveis" do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que prometeu anexar partes da Cisjordânia se for reeleito nas legislativas de terça-feira.

"A Cisjordânia é um território palestiniano ocupado por Israel em violação do Direito internacional. As declarações irresponsáveis do primeiro-ministro Netanyahu para conseguir alguns votos mesmo antes das eleições legislativas não podem e não vão mudar este facto", escreveu o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, no Twitter.

"As democracias ocidentais vão reagir ou vão continuar a apaziguar? Tenham vergonha!", reagiu por seu lado Ibrahim Kalin, porta-voz do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, também naquela rede social.

As duas reações juntam-se à do porta-voz do partido de Erdogan (AKP), Omer Celik, que no sábado escreveu no Twitter: "É hora de a comunidade internacional parar a loucura de Netanyahu".

Os colonatos instalados em territórios palestinianos ocupados por Israel desde 1967 são ilegais à luz do Direito Internacional e grande parte da comunidade internacional considera-os um importante obstáculo à paz no Médio Oriente.

Cerca de 400 mil colonos israelitas vivem na Cisjordânia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela