Para que servem os minerais ucranianos cobiçados por Trump?
Donald Trump anunciou na segunda-feira que iria dar apoio financeiro e militar a Kiev na guerra contra a Rússia, em troca de minerais raros.
O presidente dos EUA, Donald Trump, está a tentar que a Ucrânia forneça minerais em troca de continuar a ajudar Kiev na luta contra as ofensivas russas. "Estamos a tentar fazer um acordo com a Ucrânia, onde eles vão garantir o que lhes estamos a dar com os seus minerais raros e outras coisas", anunciou segunda-feira o republicano, numa conferência de imprensa na Sala Oval.
Apesar de não ter especificado que tipo de minerais estão em causa, existem 17 metais raros utilizados para fabricar veículos elétricos, telemóveis, sistemas de mísseis e outros aparelhos eletrónicos. Neste momento, a China é o maior produtor de metais raros e de outros minerais essenciais.
Segundo a Reuters, o Serviço Geológico dos EUA considera que existem 50 minerais importantes, incluindo vários tipos de metais raros, níquel e lítio. A Ucrânia não só possui depósitos de 22 dos 34 minerais identificados pela União Europeia (UE) como sendo fundamentais, como tem ainda reservas significativas de carvão, que neste momento estão sob o controlo russo nas zonas ocupadas.
De acordo com o Fórum Económico Mundial, a Ucrânia é um fornecedor potencial de materiais como o titânio, lítio, berílio, manganês, gálio, urânio, zircónio, grafite, apatite, fluorite e níquel. Alguns são importantes para certos setores como a defesa, os aparelhos tecnológicos, a indústria aeroespacial e a energia verde. O lantânio e o cério são utilizados nas televisões, o neodímio é utilizado nas turbinas eólicas e nas baterias dos veículos elétricos, érbio e ítrio podem ser explorados de forma a criar energia nuclear e lasers.
No entanto, o Instituto Nacional de Estudos Estratégicos ucranianos e o grupo de reflexão We Build Ukraine estimam que cerca de 40% dos recursos metálicos da Ucrânia estão sob controlo russo nas regiões ocupadas. Em janeiro, a Ucrânia encerrou a única mina de carvão na região de Donetsk que as forças russas estão a tentar capturar, e a Rússia já ocupou pelo menos dois depósitos de lítio durante a guerra, um em Donetsk e outro em Zaporíjia.
A busca de metais raros também esteve no foco dos ataques de Trump à Gronelândia, um território dinamarquês que possui um mercado extenso nesta área.
Edições do Dia
Boas leituras!