Secções
Entrar

Jornalista Evan Gershkovich fica em prisão preventiva até ao julgamento

Márcia Sobral 18 de abril de 2023 às 12:45

Repórter norte-americano do Wall Street Journal vai continuar detido até ao dia 29 de maio, altura em que deverá ser presente a juiz.

O jornalista Evan Gershkovich,acusado de espionagem pela Rússia, foi esta terça-feira presente a tribunal. Esta terá sido uma audiência meramente processual para determinar que o jornalista norte-americano vai continuar na prisão de Lefortovo até ser julgado.

REUTERS/Evgenia Novozhenina

O repórter doWall Street Journal, de acordo com aReuters, manteve-se sempre calmo, com uma camisa axadrezada, dentro do habitual recinto envidraçado do tribunal de Moscovo.

Durante a sessão, Evan Gershkovich não terá falado e a única reação que teve terá sido à saída do tribunal, quando um jornalista russo lhe disse "mantém-te firme". O repórter repondeu através de um aceno.

No dia 6 de abril, o tribunal de Moscovodecretou que o repórter iria ficar em prisão preventivaaté ao dia 29 de maio, altura em que deverá ser presente a um juiz. A defesa do jornalista apresentou um recurso para que este pudesse aguardar julgamento em liberdade que, de acordo com oEl País, acabou por ser recusado esta terça-feira.

Evan Gershkovich encontrava-se a cobrir os conflitos na Rússia e Ucrânia, quando foiacusado de ter recolhido informações sobre "as atividades" de um complexo de defesa militara mando "do lado norte-americano", acusações que negou.

1 de 3
Foto: REUTERS/Evgenia Novozhenina
Foto: REUTERS/Yulia Morozova
Foto: REUTERS/Evgenia Novozhenina

OWall Street Journaltambém já se pronunciou sobre o caso, dizendo que as acusações em causa são falsas e uma "afronta perversa à liberdade de imprensa". Já o governo norte-americanoconsiderou a detenção "imperdoável"e garantiu estar "a fazer tudo para trazer Evan de volta a casa".

Caso Evan Gershkovich seja condenado poderá levar uma pena de prisão até vinte anos. Esta está já a ser considerada a detenção mais grave de um jornalista norte-americano na Rússia desde o fim da Guerra Fria, com o Kremlin a assegurar que o repórter foi "apanhado em flagrante".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela