22 mar 2022
22 de março de 2022 às 11:40
Quaisquer mudanças territoriais no país terão de passar por um referendo
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, avisou hoje que qualquer acordo de paz alcançado com a Rússia, incluindo quaisquer mudanças territoriais no país, terá de ser apoiado pela população através da realização de um referendo.
"Se estiverem em causa mudanças [territoriais], a única solução será convocar um referendo. Serão as pessoas que irão decidir a questão", afirmou Zelensky, em entrevista às emissoras checa CT24, francesa France Télévision e ucraniana NSTU.
A Ucrânia "não irá aceitar qualquer ultimato da Rússia", alertou.
Na entrevista, transmitida na segunda-feira à noite e citada hoje por diversos meios de comunicação, Zelensky considerou que um possível encontro com seu homólogo russo, Vladimir Putin, deve ser precedido de um consenso no seu país.
Uma reunião dos dois líderes, sobre a qual se especula há alguns dias, será fundamental, segundo o chefe de Estado ucraniano, para descobrir as verdadeiras intenções da Rússia e saber "do que é capaz ou o que pretende alcançar para parar esta guerra".
Zelensky insistiu várias vezes, durante a entrevista, na necessidade de se realizar "uma reunião" entre os dois chefes de Estado para que termine o conflito na Ucrânia.
"Acredito que, sem esta reunião, é impossível entender completamente os objetivos russos", referiu, lembrando que já pediu várias vezes ao Kremlin que aceite realizar esse encontro.