Sábado – Pense por si

O drama dos sobreviventes do Holocausto na Ucrânia

Susana Lúcio
Susana Lúcio 22 de março de 2022 às 14:00

Há cerca de 9.900 sobreviventes do Holocausto a viver de novo a guerra na Ucrânia. Alguns conseguiram fugir, outros não escaparam aos ataques russos. Boris Romanchenko, de 96, anos foi morto na passada sexta-feira

"Sobreviveu a Hitler, assassinado por Putin." Foi assim que o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, reagiu à morte de Boris Romanchenko, o primeiro sobrevivente do Holocausto a morrer vítima da guerra na Ucrânia. O ucraniano, de 96 anos, participava nos eventos da Fundação em Memória de Buchenwald e tinha sido convidado para participar neste ano nos festejos da libertação do campo de concentração nazi.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.