Secções
Entrar

EUA pedem contenção a Israel perante morte de civis

Leonor Riso 03 de dezembro de 2023 às 10:54

Hamas diz que não tem mais mulheres e crianças reféns, o que Israel nega. Sul da Faixa de Gaza está sob bombardeamentos e Telavive foi atingida por rockets.

Os Estados Unidos exigiram a Israel que evite os ataques a civis, dias depois de ter caído a trégua entre o país e o grupo terrorista Hamas que matou mais de 15 mil palestinianos. Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, disse que demasiados palestinianos inocentes foram mortos em Gaza e o seu secretário da Defesa, Lloyd Austin, reforçou que Israel tem a "responsabilidade moral" de proteger os civis. 

Israel Defense Forces/Handout via REUTERS

Os pedidos surgem enquanto o sul da Faixa de Gaza, para onde Israel disse primeiramente que os civis se deviam dirigir, está a ser atingido com ataques aéreos e de artilharia que os palestinianos temem ser o prelúdio de uma invasão terrestre. Israel ordenou a evacuação de várias áreas junto a Khan Younis e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou que está em coordenação com os EUA e organizações para definir "áreas seguras" para os civis.

Porém, estas ONG, detalha a Reuters, não é possível fazer o ajuste às ordens de evacuação facilmente devido à fraca ligação de Internet para acompanhar as informações e às falhas de fornecimento de eletricidade. 

Os bombardeamentos israelitas estão a atingir Khan Younis e Rafah, empurrando cada vez mais os palestinianos rumo ao Egito. Os hospitais têm muitas dificuldades em ligar com o fluxo de feridos. 

Desde o fim da trégua na sexta-feira, 1 de dezembro, 193 palestinianos morreram. 

Este sábado, 2 de dezembro, o Hamas revelou que mais nenhum dos reféns será devolvido até ao fim da guerra e que não tem nem crianças nem mulheres sob seu poder: caso haja desaparecidos entre estes dois grupos, diz não ter informação. Os restantes reféns são soldados e homens civis que cumpriram o serviço militar obrigatório. 

Israel acusa o Hamas de não ter libertado todas as mulheres e reféns. Esta noite, o Hamas atingiu a cidade de Telavive com rockets.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela