Secções
Entrar

Archie não vai para os cuidados paliativos. Família vai recorrer

Márcia Sobral 05 de agosto de 2022 às 11:58

O Supremo Tribunal decidiu não aprovar pedido da família por considerar que não existem condições para transferir a criança uma vez que o seu estado de saúde é "demasiado instável".

Archie Battersbee, a criança de 12 anos que está em coma desde abril, não vai ser transferida para cuidados paliativos. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal e avançada pela SkyNews.

Redes Sociais / Twitter

Nos últimos meses, a família da criança tem enfrentado vários desafios legais para tentar sustentar a vida do menor e, esta quinta-feira, os advogados tinham pedido que Archie fosse transferido para os cuidados paliativos, mas o pedido acabou por ser negado.

Hollie Dance, mãe de Archie, já tinha mostrado o desejo de passar "os últimos momentos" junto do filho, razão pela qual exigiu que as máquinas que mantém a criança viva não fossem desligadas. Mesmo depois dos médicos do Royal London Hospital, em Londres, terem afirmado que o jovem estava em morte cerebral e que não existe qualquer esperança que a situação possa ser revertida.

À SkyNews, a mãe de Archie disse sentir-se "doente" e que se tratava de uma "decisão revoltante" de que pretende recorrer. "Todos os nossos desejos enquanto família foram negados pelas autoridades. Sentimo-nos destroçados, mas vamos continuar, porque amamos e recusamos desistir dele."

A administração do hospital já tinha afirmado também que a situação do menor era "demasiado instável" para pensar em avançar com transferências para outros cuidados, uma vez que o mais provável era que a deslocação "acelerasse a deterioração prematura que a família deseja evitar, mesmo com equipamentos de terapia intensiva e assistência médica contínua".

No dia 7 de abril a mãe de Archie Battersbee encontrou-o preso a uma ligadura, que lhe cortou a respiração, e o deixou inconsciente. Suspeita-se que o acidente que levou à morte cerebral da criança tenha sido resultado de um desafio suicida que já era há muito conhecido, mas que com o surgimento do TikTok voltou a ser partilhado, especialmente entre crianças. Intitulado por Desafio do Apagão tem como objetivo que os utilizadores prendam a respiração até desmaiem devido à falta de oxigénio e que já estará ligado à morte de, pelo menos, quatro crianças.

Notícia atualizada às 14h49 com a reação da mãe de Archie. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela