Secções
Entrar

Um vinho para o fim de semana: Montes Ermos, tinto de valor

Nas profundezas do Parque Natural do Douro Internacional, a Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta produz um tinto reconhecido pela sua boa relação qualidade-preço.

Pedro Henrique Miranda 22 de março de 2025 às 10:00

Ermo: "lugar despovoado e solitário" ou, no sentido figurado, "retiro, solidão", como substantivo; "que não tem companhia ou está longe do convívio social", como adjetivo. O termo, que tem infelizmente caído em desuso nos dias que correm, é ainda mais interessante quando aplicado ao vinho, remetendo para a ideia de um local misterioso, insondável, de onde vêm os néctares que povoam copos e mesas por este País fora. 

Visitar o local de origem do Montes Ermos é uma experiência que recomendamos sem reservas: nas profundezas do Parque Natural do Douro Internacional, nas imediações de Poiares e Freixo de Espada à Cinta, os meandros do Douro ladeados de vinha ganham contornos de beleza assombrosa, que fazem jus a um nome tão imponente.

Os vinhos daí oriundos, produzidos pela Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta, já se vinham destacando nas montras dos supermercados pelo seu irrepreensível valor por garrafa. Há cinco anos, custavam cerca de três euros, entregando, ainda que com simplicidade, a qualidade a que o Douro Superior nos habituou.

De lá para cá, no entanto, tem havido uma valorização da marca Montes Ermos, em particular do seu distinto Colheita Tinto, e com toda a justiça: de rótulo castanho característico, o blend de castas típicas da região (Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz) entrega a frescura do Douro e o calor do Douro Superior, com notas de frutos vermelhos jovens, apontamentos de especiarias e um curto mas marcado estágio em madeira, que lhe dá tons abaunilhados e estrutura para aguentar os pratos mais intensos.

Encontre-o em grandes superfícies por preços em torno dos €5,50 (bastante bom, ainda, para o que tem a oferecer), e deixe-o respirar por uns minutos em recipiente largo para tirar o melhor proveito; ou em alguns restaurantes, onde será, com toda a probabilidade, o melhor investimento que fará num tinto de entrada de gama. 

"Um vinho para o fim de semana" é uma rubrica semanal em que lhe sugerimos, todos os sábados, uma referência para provar ao longo do fim de semana - uma rubrica a cargo do jornalista da SÁBADO Pedro Henrique Miranda. Pode ver as sugestões anteriores aqui:

Artigos Relacionados
Receba o seu guia para sair
todas as semanas no seu e-mail
Subscreva a Newsletter GPS e seja o primeiro a saber as melhores sugestões de fim-de-semana. Subscreva Já