Sábado – Pense por si

Ricardo Conde: “O espaço tem de ajudar a resolver os problemas na Terra”

Vanda Marques
Vanda Marques 07 de outubro de 2023 às 18:00

O presidente da Agência Espacial Portuguesa explica como os satélites são importantes para gerirmos os incêndios e a seca e defende que Portugal tem de entrar na economia espacial já.

Astronauta por um dia ou uma competição de lançamento de rockets em Portugal são algumas das iniciativas da Agência Espacial Portuguesa que quer atrair cada vez mais jovens para esta área. Ricardo Conde não tem dúvidas de que a economia do espaço é o futuro e que Portugal tem de se posicionar de forma estratégica nesta área. Está à frente desta agência e sublinha que daqui a dois anos teremos um satélite nacional e que a construção do Centro Espacial, em Santa Maria (Açores) arranca em janeiro. O engenheiro esclarece que o papel da agência assenta em três eixos: capacitação das empresas nacionais para trabalharem nesta área, relação com as organizações internacionais, como a ESA, e os programas nacionais com a “preparação dos nossos jovens”. Vê o espaço de forma pragmática, como uma forma de nos ajudar a salvar o planeta, e viver em Marte ou na Lua é ficção científica.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.