Sábado – Pense por si

Ricardo Conde: “O espaço tem de ajudar a resolver os problemas na Terra”

Vanda Marques
Vanda Marques 07 de outubro de 2023 às 18:00

O presidente da Agência Espacial Portuguesa explica como os satélites são importantes para gerirmos os incêndios e a seca e defende que Portugal tem de entrar na economia espacial já.

Astronauta por um dia ou uma competição de lançamento de rockets em Portugal são algumas das iniciativas da Agência Espacial Portuguesa que quer atrair cada vez mais jovens para esta área. Ricardo Conde não tem dúvidas de que a economia do espaço é o futuro e que Portugal tem de se posicionar de forma estratégica nesta área. Está à frente desta agência e sublinha que daqui a dois anos teremos um satélite nacional e que a construção do Centro Espacial, em Santa Maria (Açores) arranca em janeiro. O engenheiro esclarece que o papel da agência assenta em três eixos: capacitação das empresas nacionais para trabalharem nesta área, relação com as organizações internacionais, como a ESA, e os programas nacionais com a “preparação dos nossos jovens”. Vê o espaço de forma pragmática, como uma forma de nos ajudar a salvar o planeta, e viver em Marte ou na Lua é ficção científica.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro