Sábado – Pense por si

Filipa Melo Vasconcelos: "Em Portugal, os níveis de segurança dos alimentos são extremamente elevados"

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 12 de setembro de 2023 às 08:00

A subinspetora-geral da ASAE e porta-voz da campanha #EUChooseSafeFood em Portugal explica à SÁBADO que alguns casos de queixas sobre a qualidade dos alimentos podem estar ligados à disrupção das cadeias de abastecimento criada pela pandemia da covid-19 e pela guerra na Ucrânia.

Portugal participa na terceira edição da campanha#EUChooseSafeFood, organizada pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) e pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). A campanha que tem como temas a higiene alimentar, contaminantes alimentares, alergénios e desperdício alimentar termina no final de setembro e está a decorrer em Portugal, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Chéquia, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia e Macedónia do Norte. Em entrevista àSÁBADO, Filipa Melo Vasconcelos sublinha a importância de aliar a segurança alimentar à redução do desperdício, alertando: "Há um enorme desperdício alimentar por má estiva e armazenamento de alimentos".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.