Sábado – Pense por si

Vítor Gaspar deixa de ser diretor de assuntos orçamentais do FMI em novembro

Jornal de Negócios 10 de março de 2025 às 15:04
As mais lidas

O antigo ministro das Finanças português ocupava o cargo desde 2014.

Vítor Gaspar, antigo ministro das Finanças do Governo de Passos Coelho, vai deixar o cargo de diretor do Departamento de Assuntos Orçamentais do FMI em novembro, anunciou esta segunda-feira a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Grigorieva.

Vítor Gaspar
Vítor Gaspar

A saída do cargo que ocupa há 11 anos está prevista para novembro.

"O Vítor trabalhou para reforçar o conhecimento da instituição em todas as áreas de finanças públicas, incluindo política fiscal, gestão de receitas, políticas de despesa e gestão das finanças públicas", refere Grigorieva citada em comunicado.

"Ele deixa um legado de combate pela implementação de políticas saudáveis, defendendo as populações mais frágeis e de busca de formas de combater a desigualdade", acrescenta a líder do Fundo.

"O Vítor foi um mentor para muitos colegas no Fundo e ajudou a desenvolver uma forte cultura de serviço dentro do Departamento de Assuntos Orçamentais. A equipa senior de gestão e eu estamos especialmente gratos pela sua partilha de análises do Departamento e as suas abordagens inovadoras", conclui.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.