Sábado – Pense por si

Vítor Gaspar deixa de ser diretor de assuntos orçamentais do FMI em novembro

Jornal de Negócios 10 de março de 2025 às 15:04
As mais lidas

O antigo ministro das Finanças português ocupava o cargo desde 2014.

Vítor Gaspar, antigo ministro das Finanças do Governo de Passos Coelho, vai deixar o cargo de diretor do Departamento de Assuntos Orçamentais do FMI em novembro, anunciou esta segunda-feira a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Grigorieva.

Vítor Gaspar
Vítor Gaspar

A saída do cargo que ocupa há 11 anos está prevista para novembro.

"O Vítor trabalhou para reforçar o conhecimento da instituição em todas as áreas de finanças públicas, incluindo política fiscal, gestão de receitas, políticas de despesa e gestão das finanças públicas", refere Grigorieva citada em comunicado.

"Ele deixa um legado de combate pela implementação de políticas saudáveis, defendendo as populações mais frágeis e de busca de formas de combater a desigualdade", acrescenta a líder do Fundo.

"O Vítor foi um mentor para muitos colegas no Fundo e ajudou a desenvolver uma forte cultura de serviço dentro do Departamento de Assuntos Orçamentais. A equipa senior de gestão e eu estamos especialmente gratos pela sua partilha de análises do Departamento e as suas abordagens inovadoras", conclui.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.