Sábado – Pense por si

Fernando Ulrich avisou Vítor Gaspar da situação do BES

Diogo Barreto
Diogo Barreto 22 de outubro de 2024 às 13:00

"O principal problema que existe no sistema bancário português é o Banco Espírito Santo", disse o presidente da comissão executiva do BPI ao ministro das Finanças em 2013. Ulrich é hoje ouvido no âmbito do julgamento do caso BES/GES.

Em meados de 2013, Fernando Ulrich, à altura presidente do conselho de administração do BPI, reuniu-se com o então ministro das Finanças, Vitor Gaspar, um encontro que acontecia de forma regular nos tempos da troika. Questionado pelo governante qual o banco que mais o preocupava, Ulrich respondeu: "O principal problema que existe no sistema bancário português é o Banco Espírito Santo". Fernando Ulrich começa a ser ouvido esta tarde, no Campus de Justiça, em Lisboa, onze anos depois deste encontro, no âmbito do julgamento do BES/GES. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.