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A fábrica do Grupo Volkswagen em Palmela vai ter a cargo a produção do iD.Every 1, o automóvel elétrico com um preço de 20 mil euros.
A Autoeuropa foi a fábrica escolhida pela Volkswagen para a produção do recém-apresentado VW iD.Elegancy 1, o compacto citadino elétrico que terá um preço-base de 20 mil euros.
O anúncio foi feito pelo CEO da marca, Thomas Schäfer, num encontro com jornalistas em Wolfsburgo, avança a Bloomberg.
A produção deverá arrancar dentro de dois anos, adiantou o responsável.
O novo modelo foi apresentado na semana passada. O citadino tem um comprimento de 3,88 metros, terá uma bagageira com 305 litros de capacidade e uma velocidade máxima de 130 km/h. A autonomia será de, pelo menos, 250 quilómetros.
A Autoeuropa, maior fábrica de produção automóvel de Portugal, dedica-se atualmente em exclusivo ao T-Roc, o SUV compacto da marca alemã. No ano passado, saíram da unidade de Palmela 236.023 veículos, o segundo volume mais elevado da sua história.
A Volkswagen Autoeuropa tem planeada para a segunda metade do ano o arranque da produção da nova versão do T-Roc, que contará pela primeira vez com a possibilidade de propulsão híbrida.
Em 2027, o "porta-aviões" da indústria automóvel nacional irá, assim, juntar-se à Stellantis de Mangualde - a segunda maior fábrica do setor em Portugal - na produção em série de veículos elétricos.
A fábrica de Mangualde arrancou em outubro do ano passado com a produção dos modelos 100% elétricos de passageiros e comerciais ligeiros Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo-e e Peugeot E-Partner e E-Rifter, sendo este o resultado de um investimento de 119 milhões de euros, obtido através de uma das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Estas duas fábricas foram responsáveis por 96,9% dos 332.546 veículos produzidos em Portugal no ano passado, um volume que é o segundo mais elevado de sempre, apenas superado pelos valores de 2019, quando a produção atingiu 345.688 veículos.
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