Sábado – Pense por si

Barra com conteudo

Visual aviador de Macron leva fabricante a crescer 4,6 milhões em bolsa

Negócios 22 de janeiro de 2026 às 21:33
As mais lidas

Donald Trump tentou fazer uma piada com o visual, mas os resultados em bolsa falam por si. Escolha do estilo aviador por parte do presidente francês elevaram capitalização da empresa italiana.

O presidente francês adotou um "look" à estilo de Tom Cruise em Top Gun no discurso no Fórum Económico Mundial, em Davos. E se à primeira vista houve quem duvidasse, a bolsa italiana diz o contrário depois de a fabricante iVision Tech ter subido 4,5 milhões de euros em valor de mercado nos últimos dois dias de negociação.

Macron discursa no Fórum Económico Mundial
Macron
Macron discursa no Fórum Económico Mundial
Macron

Nas sessões de 21 e 22 de janeiro, a empresa italiana subiu 38,41% na praça de Milão, totalizando uma capitalização de 16,54 milhões de euros. O discurso a dia 20, que surpreendeu pelo visual arriscado - que se soube mais tarde se deveu a uma lesão ocular - viralizou o modelo da iVision, tendo a empresa encerrado a sessão desse dia com uma perda de 0,98%, ou uma capitalização de 11,9 milhões de euros.

O modelo Pacific S 01 da Maison Henry Jullien, que pertence ao grupo italiano, foi revelado e a corrida para imitar Macron foi inevitável. Uns óculos de 659 euros, que não são acessíveis a qualquer bolso, levaram a que a empresa disparasse 31,03% só na sessão desta quinta-feira.

À Reuters, o CEO da iVision Tech, Stefano Fulchir, assume que a escolha de Macron "criou certamente um efeito 'uau' nas ações", até porque elas vinham a cair nos dias anteriores.

Mas a marca nascida em 1921 não se fez valer apenas pela valorização em bolsa. O site da empresa foi abaixo depois da revelação e os telefones não pararam de tocar por estes dias. "Não foi um dia normal", admitiu Fulchir ao Guardian, contando ainda que Macron não aceitou os óculos como oferta e insistiu em pagá-los, ao qual acrescentou outro par.

Artigos Relacionados