Sábado – Pense por si

Trabalhadores e administração da Autoeuropa retomam negociações este mês

Em causa está a remuneração do trabalho ao domingo.

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa disse, esta quinta-feira, que a administração da empresa se comprometeu a retomar ainda em Junho as negociações sobre a remuneração do trabalho ao domingo.

"Hoje, durante a manhã, reunimos novamente a pedido da empresa, a qual nos transmitiu que está em condições de retomar as negociações, brevemente, ainda no mês de Junho", disse, em comunicado, a CT.

Na quarta-feira, a Comissão de Trabalhadores esteve reunida com os sindicatos representativos dos trabalhadores da fábrica de automóveis de Palmela, onde foi acordada a emissão de pré-avisos de greve ao trabalho extraordinário "como resposta à falta de vontade negocial", medida que, entretanto, foi suspensa face à resposta da administração.

No mesmo dia, a CT fez chegar à administração da Volkswagen Autoeuropa um abaixo-assinado, que exigia a criação de condições para o regresso à negociação.

"A Comissão de Trabalhadores destaca, acima de tudo, a unidade dos trabalhadores demonstrada nos últimos plenários realizados, a subscrição massiva ao abaixo-assinado e a disponibilidade para outras formas de luta, como aspectos decisivos para a alteração da posição da administração, tendo esta vindo ao encontro da primeira exigência dos trabalhadores", concluiu.

Em causa está a compensação a atribuir pela laboração contínua a partir de Agosto próximo.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.