Sábado – Pense por si

Termina hoje prazo para lesados do BES reclamarem créditos

Governo já concordou com mecanismo que permitirá aos afectados recuperar parte das perdas sofridas

Os investidores lesados em papel comercial do Grupo Espírito Santo (da Espírito Santo International e da Rioforte), que tenha sido adquirido aos balcões do Banco Espírito Santo, podem reclamar até hoje os seus créditos. O prazo é defendido pela Associação dos Enganados e Indignados do Papel Comercial (AIEPC). 

"A associação entende, face às informações que dispomos actualmente, que os associados e lesados em papel comercial ESI e Rioforte, devem fazer a reclamação de créditos junto do BES [Banco Espírito Santo], até dia 26 de Agosto", lê-se numa comunicação da AIEPC disponibilizada através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e datada de 16 de Agosto, citada pela agência Lusa. 

Os requerimentos de reclamação devem indicar, nomeadamente, a proveniência do crédito, a data de vencimento, o montante de capital e de juros, mas também a sua natureza comum, subordinada, privilegiada ou garantida e a existência de eventuais garantias pessoais.

Para se proceder à reclamação, deve ser usada a minuta tipo disponibilizada pela Associação. Os lesados podem recorrer a qualquer advogado para proceder judicialmente ou proceder de outra maneira, se assim o entenderem.

Em Julho, começou o processo de liquidação do BES, após requerimento do Banco de Portugal em tribunal. Em função da hierarquia dos credores, ser-lhes-ão distribuídos os bens do banco.

Este mês, o Governo deu luz verde ao mecanismo que permitirá aos lesados recuperar parte das perdas sofridas. Porém, ainda terão de esperar bastante tempo para o conseguirem. 

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.