Sábado – Pense por si

Startup Lisboa e Roland Berger firmam parceria para empresas e startups

A Startup Lisboa e a consultora Roland Berger firmaram uma parceria estratégica para apoiar o crescimento de modelos de negócio inovadores em Portugal

A Startup Lisboa e a consultora Roland Berger firmaram uma parceria estratégica para apoiar o crescimento de modelos de negócio inovadores em Portugal, nomeadamente destartups e empresas.

Em comunicado, a incubadora Startup Lisboa, que se apresenta como a maior em Portugal, explica que a parceria visa a criação de programas e iniciativas conjuntas centradas no desenvolvimento de novos modelos de negócio, originados em novasstartups (empresas em início de actividade) ou em grandes empresas.

O acordo prevê o apoio de consultoria estratégica astartups pela Roland Berger, o desenvolvimento de modelos de negócio digitais para grandes empresas em ambiente disruptivo e com envolvimento de startups (excubation), a capitalização do ecossistema digital Terra Numerata da Roland Berger com materialização de iniciativas conjuntas com a Startup Lisboa (ecossistema digital).

Além disso, pressupõe o desenvolvimento de um centro de conhecimento de inovação digital centrado em Lisboa e a criação de um estudo conjunto a publicar anualmente (Think Thank Digital) e a realização deworkshops e outros eventos conjuntos comstartups e grandes empresas.

"A cooperação entre as duas entidades pretende facilitar o acesso de grandes empresas, nomeadamente no sector de banca e seguros, retalho especializado, saúde e outros, a soluções disruptivas e de crescimento acelerado e potenciar o negócio destartups que tenham a Startup Lisboa como sua incubadora", detalha o documento.

O director executivo da Startup Lisboa, Miguel Fontes, considera que esta parceria "representa a possibilidade de oferecer às incubadas [da Startup Lisboa] o acesso a um capital de experiência, deknow-how [conhecimento] e a uma vasta rede de contactos internacionais nos mais diversos sectores de actividade".

Por sua vez, omanaging partner (sócio gerente) da Roland Berger, António Bernardo, frisa que a parceria "é um marco histórico para o ecossistema digital português, permitindo uma combinação sinergética entre a experiência de negócio" dos seus consultores e as competências de empreendedorismo e inovação existentes na Startup Lisboa.

"Acontece num ano em que a cidade recebe um dos maiores eventos do mundo do empreendedorismo digital – Web Summit. O nosso acordo ganha relevância por potenciar a dinâmica de empreendedorismo digital que nasceu e todos os dias se desenvolve em Lisboa. Não só tem o mérito de levar o empreendedorismo digital às grandes empresas nacionais como contribui para a aceleração e desenvolvimento de jovens empresas", diz, citado no documento.

A parceria hoje firmada não está limitada ao território nacional e prevê a colaboração da Startup Lisboa com o ecossistema digital da Roland Berger – TerraNumerataTM  – composto por grandes empresas internacionais (por exemplo, Visa), investidores de Venture Capital (por exemplo, E.ventures) e outras aceleradoras e incubadoras mundiais (por exemplo, NUMA).

A Roland Berger conta hoje com mais de 50 escritórios a nível mundial e uma base de mais de 1.000 clientes, desenvolvendo uma actividade em Portugal há mais de 25 anos.