Startup Lisboa e Roland Berger firmam parceria para empresas e startups

Lusa 07 de abril de 2016
As mais lidas

A Startup Lisboa e a consultora Roland Berger firmaram uma parceria estratégica para apoiar o crescimento de modelos de negócio inovadores em Portugal

A Startup Lisboa e a consultora Roland Berger firmaram uma parceria estratégica para apoiar o crescimento de modelos de negócio inovadores em Portugal, nomeadamente de startups e empresas.

Em comunicado, a incubadora Startup Lisboa, que se apresenta como a maior em Portugal, explica que a parceria visa a criação de programas e iniciativas conjuntas centradas no desenvolvimento de novos modelos de negócio, originados em novas startups (empresas em início de actividade) ou em grandes empresas.

O acordo prevê o apoio de consultoria estratégica a startups pela Roland Berger, o desenvolvimento de modelos de negócio digitais para grandes empresas em ambiente disruptivo e com envolvimento de startups (excubation), a capitalização do ecossistema digital Terra Numerata da Roland Berger com materialização de iniciativas conjuntas com a Startup Lisboa (ecossistema digital).

Além disso, pressupõe o desenvolvimento de um centro de conhecimento de inovação digital centrado em Lisboa e a criação de um estudo conjunto a publicar anualmente (Think Thank Digital) e a realização de workshops e outros eventos conjuntos com startups e grandes empresas.

"A cooperação entre as duas entidades pretende facilitar o acesso de grandes empresas, nomeadamente no sector de banca e seguros, retalho especializado, saúde e outros, a soluções disruptivas e de crescimento acelerado e potenciar o negócio de startups que tenham a Startup Lisboa como sua incubadora", detalha o documento.

O director executivo da Startup Lisboa, Miguel Fontes, considera que esta parceria "representa a possibilidade de oferecer às incubadas [da Startup Lisboa] o acesso a um capital de experiência, de know-how [conhecimento] e a uma vasta rede de contactos internacionais nos mais diversos sectores de actividade".

Por sua vez, o managing partner (sócio gerente) da Roland Berger, António Bernardo, frisa que a parceria "é um marco histórico para o ecossistema digital português, permitindo uma combinação sinergética entre a experiência de negócio" dos seus consultores e as competências de empreendedorismo e inovação existentes na Startup Lisboa.

"Acontece num ano em que a cidade recebe um dos maiores eventos do mundo do empreendedorismo digital – Web Summit. O nosso acordo ganha relevância por potenciar a dinâmica de empreendedorismo digital que nasceu e todos os dias se desenvolve em Lisboa. Não só tem o mérito de levar o empreendedorismo digital às grandes empresas nacionais como contribui para a aceleração e desenvolvimento de jovens empresas", diz, citado no documento.

A parceria hoje firmada não está limitada ao território nacional e prevê a colaboração da Startup Lisboa com o ecossistema digital da Roland Berger – TerraNumerataTM  – composto por grandes empresas internacionais (por exemplo, Visa), investidores de Venture Capital (por exemplo, E.ventures) e outras aceleradoras e incubadoras mundiais (por exemplo, NUMA).

A Roland Berger conta hoje com mais de 50 escritórios a nível mundial e uma base de mais de 1.000 clientes, desenvolvendo uma actividade em Portugal há mais de 25 anos.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais