Sábado – Pense por si

Sonangol não reclamou das transferências no EuroBic

SÁBADO
SÁBADO 30 de janeiro de 2020 às 07:42

A petrolífera podia ter questionado o EuroBic quanto às transferências que estão no centro do Luanda Leaks, mas não o fez. Nem mesmo depois da denúncia de Carlos Saturnino, em 2018.

O Luanda Leaks expôs um conjunto de transferências de vários milhões entre a conta da Sonangol no EuroBic, em Lisboa, e o Dubai. Movimentos que não suscitaram dúvidas ao banco, mas que também não levaram a petrolífera a questionar a instituição financeira liderada por Teixeira dos Santos, apurou o Negócios. Um passo que ainda pode ser dado. A investigação realizada pelo consórcio internacional de jornalistas mostrou que a conta da Sonangol no EuroBic terá sido "esvaziada", em 2017, em menos de 24 horas. Passou de ter 57 milhões de dólares para um saldo negativo de 450 mil, isto através de várias transferências para a Matter Business Consulting, uma companhia "offshore" controlada por Jorge Brito Pereira, então advogado de Isabel dos Santos, com sede no Dubai.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.