Sábado – Pense por si

Sindicatos dos bancários do sul e do centro e dos seguros assinam protocolo para fusão

31 de janeiro de 2019 às 08:32
As mais lidas

Estão a decorrer auditorias e que os sindicatos envolvidos estão a trabalhar para que a fusão seja feita no próximo ano.

Os sindicatos dos bancários do sul e do centro e os dois sindicatos de seguros da UGT assinam hoje o protocolo que vai dar origem ao sindicato nacional do setor financeiro.

O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), o Sindicato dos Bancários do Centro, o Sindicato dos Profissionais de Seguros de Portugal e o Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Seguradora definem, assim, a base para a união num só sindicato nacional, que passará a representar o setor financeiro.

Fonte do SBSI disse à agência Lusa que estão a decorrer auditorias e que os sindicatos envolvidos estão a trabalhar para que a fusão seja feita no próximo ano.

Os três sindicatos de bancários e os dois dos seguros que integram a Febase (Federação sindical do setor financeiro) referendaram no final de novembro a possibilidade de fusão num único sindicato nacional.

A fusão foi aprovada, exceto pelo sindicato dos bancários do Norte, que fica de fora deste processo.

O processo de fusão é independente das eleições sindicais, mas a sua concretização depende da vontade das próximas direções dos quatro sindicatos integrantes.

O Sindicato dos Bancários do Centro e o do Sul, dirigidos por socialistas, têm eleições em abril.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.