Sábado – Pense por si

Segundas casas no mesmo concelho arriscam mais IMI

SÁBADO
SÁBADO 25 de março de 2019 às 08:17

Governo reviu os critérios para um imóvel ser considerado devoluto, conceito que pode implicar pagamento de IMI a triplicar ou a sextuplicar, caso estejam devolutos há mais de dois anos e fiquem localizados em zonas de pressão urbanística.

Os imóveis inscritos nas Finanças como habitação secundária e que estejam vazios há mais de um ano só não se considerarão devolutos se estiverem localizados num concelho diferente daquele que é o domicílio fiscal dos respetivos proprietários. A alteração integra um diploma já aprovado em Conselho de Ministros e a questão é tanto mais importante quanto a taxa de IMI é já a triplicar para prédios devolutos há mais de um ano e vai passar a poder sextuplicar se tal estado se mantiver por mais de dois anos e o imóvel estiver em zona de pressão imobiliária.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.