Companhia garante ainda que nenhum passageiro com 'check-in online' feito foi impedido de embarcar.
A companhia aérea Ryanair disse esta quarta-feira que o primeiro dia da implementação de cartões de embarque exclusivamente digitais está a ser "um grande sucesso", garantindo que nenhum passageiro com 'check-in online' feito foi impedido de embarcar.
Ryanair avalia primeiro dia de cartões de embarque digitais como um sucessoAP
"Mais de 98% dos passageiros apresentaram os seus DBP [cartão de embarque digital, na sigla em inglês] e os outros 2% - todos os quais tinham feito o 'check-in online' antes de chegar ao aeroporto - receberam cartões de embarque gratuitos nos balcões de 'check-in'", avançou a Ryanair, em comunicado onde faz um balanço do primeiro dia da iniciativa, em mais de 700 voos na Europa até às 13:00.
A companhia aérea irlandesa anunciou recentemente que, a partir de hoje, deixaria de aceitar cartões de embarque impressos, tendo os passageiros de utilizar exclusivamente cartões de embarque digitais.
"Nenhum passageiro foi impedido de embarcar e, nos casos em que um ou dois passageiros tiveram problemas com os seus telemóveis, embarcaram sem dificuldades, pois os portões de embarque já possuíam os seus dados do 'check-in online'", garantiu a Ryanair.
A transportadora aérea salientou ainda que a reação dos passageiros está a ser "unanimemente" positiva.
"Estimamos que a nossa iniciativa DBP irá poupar até 40 milhões de euros anualmente, o que nos ajudará a reduzir os preços dos bilhetes e a tornar as viagens aéreas mais competitivas para os clientes da Ryanair", apontou o diretor de marketing da Ryanair, Dara Brady, citado na mesma nota.
Na terça-feira, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) determinou que a Ryanair deve abster-se de impedir o embarque de passageiros, com reserva confirmada, que não sejam portadores do cartão digital, bem como de impor taxas pela utilização do cartão físico.
"A ANAC comunicou à transportadora aérea em causa que a mesma deverá efetivamente abster-se de qualquer comportamento que impeça o embarque de passageiros com reserva confirmada num voo (e 'check-in' efetuado), pelo facto de os mesmos não serem portadores de cartão de embarque digital", apontou, em comunicado.
Segundo a ANAC, a companhia aérea também não deve impor o pagamento de taxas para a obtenção e utilização de cartões de embarque em papel.
Para verificar a existência de eventuais constrangimentos para os passageiros, a ANAC analisou a informação publicada pela Ryanair e os esclarecimentos adicionais que a empresa lhe prestou.
Esta autoridade concluiu que a Ryanair pretende garantir todos os direitos dos passageiros e não aplicar "uma taxa de reemissão do cartão de embarque a quem tenha efetuado o 'check-in online'".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
André Ventura, à nossa escala, é um sucesso de bilheteira – e as televisões sabem disso. Razão pela qual o abominam (em directo) e o adoram (em privado) porque the show must go on.
Ainda acham que a receita com que deixaram dois partidos moribundos é que deve guiar quem venha apanhar os cacos. A humildade em política anda muito subvalorizada.
A propósito da notícia recente, terrível, assustadora: “Web Summit alerta para falta de 'slots' para jatos privados em Lisboa e desvia alguns aviões para Espanha.” Este alerta da web summit, (ligaram as sirenes?) no meio de tanta dificuldade económica de tanta gente, é assombroso.