Os preços dos combustíveis vão sofrer um novo aumento na próxima semana em Portugal, com a gasolina simples a atingir quase os 1,6 euros por litro.
Atestar o depósito de um veículo com motor a combustão vai voltar a ficar mais caro a partir da próxima semana, nos postos de combustível em Portugal, com os preços do gasóleo e da gasolina a terem margem para uma subida em torno de 1 cêntimo.
Combustíveis gasóleo gasolina
Na próxima segunda-feira, dia 19 de abril, o preço da gasolina simples 95 deverá sofrer uma subida ligeiramente acima de 1 cêntimo para os 1,588 euros por litro, o que representa o preço mais elevado desde meados de maio de 2019.
A confirmar-se, será também a terceira semana consecutiva em que o preço deste ativo fica mais caro para o bolso dos portugueses.
Neste ano, a gasolina ficou 13% mais cara - em termos percentuais - o que equivale a um aumento de 18 cêntimos, em termos absolutos.
O preço do gasóleo simples deverá seguir a mesma tendência (subida de 1 cêntimo), com o preço a fixar-se nos 1,369 cêntimos por litro.
Em 2021, o preço do gasóleo subiu mais de 10 cêntimos ou 8%, de acordo com os cálculos do Negócios.
Os cálculos têm por base a evolução destes dois derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Mas o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.
Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados disponíveis para o Negócios só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
No feudalismo medieval, o feudo era a unidade básica: uma porção de terra concedida por um senhor a um vassalo, em troca de lealdade e serviço. A terra determinava o poder.
E essa gente está carregada de ódio, rancor e desejos de vingança, e não esquecem nem perdoam o medo e a humilhação que aqueles seus familiares (e, em alguns casos, eles próprios, apesar de serem, nessa altura, ainda muito jovens).
A evolução das políticas públicas de energia e ambiente, desde a década de 70, tem sido positiva, especialmente no domínio da agenda e formulação de políticas, atravessando governos diversos, embora muito por efeito da nossa integração europeia.
Cenas de mau-gosto como equiparar fascismo e comunismo, sistemas ditatoriais aspirando a dominação totalitária, «não se faziam em jantares de esquerda»