Portugueses são os que gastam mais em roupa e calçado na União Europeia

Portugueses são os que gastam mais em roupa e calçado na UE
Diogo Camilo 09 de dezembro de 2019

Portugal é um dos Estados-membros que mais gasta em bens e serviços em relação ao seu PIB. Em média, cada português gasta 788 euros em roupa, 750 em espetáculos e cultura e 403 em álcool e tabaco.

Portugal foi o país da União Europeia que mais gastou em roupa e calçado no ano de 2018. Dados do Eurostat indicam que portugueses foram quem mais gastou em vestuário tendo em conta o PIB de cada Estado-membro: portugueses gastaram 4,1% do PIB em roupa – o que corresponde a cerca de 788 euros por pessoa, face ao valor mais recente da Pordata.

Apesar de Portugal ser apenas 3º no ranking dos maiores compradores de roupa e calçado da UE, atrás de Estónia, Itália e Lituânia, os portugueses são aqueles que destinam uma maior fatia do seu dinheiro ao vestuário.

Portugal também está cimo da tabela em setores como a saúde – onde é terceiro, igualado com a Roménia e apenas atrás de Chipre e Bulgária – e nos transportes – onde também é terceiro, atrás de Chipre e Lituânia. Os portugueses gastam uma média de 692 euros em saúde por ano (3,6% do PIB) e cerca de 1790 euros em transportes (9,3% do PIB).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais