Sábado – Pense por si

Portugal já pagou mais mil milhões de euros ao FMI

Pagamento estava programado para 2021. Cerca de 80% do empréstimo já foi pago.

Portugal reembolsou em 1.001 milhões de euroso Fundo Monetário Internacional (FMI). Só em 2017, o Governo conseguiu pagar de forma antecipada mais de 10 mil milhões de euros. 

"Portugal pagou antecipadamente mais uma parcela do empréstimo ao FMI, que vencia entre Março e Maio de 2021, no montante de 1.001 milhões de euros. Com esta operação ficaram concluídos os reembolsos antecipados ao FMI em 2017. Foram pagos durante o corrente ano 10.013 milhões de euros", avança o ministério tutelado por Mário Centeno.

Assim, foram já liquidados cerca de 80% do empréstimo total do FMI, no montante de 26.300 milhões de euros.

De acordo com a tutela, "o plano de amortizações antecipadas do FMI continuará a ser implementado no próximo ano, como previsto no programa de financiamento da República, mantendo-se ainda assim uma prudente almofada financeira".

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.