Pedro Soares dos Santos: "A ambição de crescer está na nossa natureza"

Lusa 14 de novembro de 2019
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas

O presidente da Jerónimo Martins afirmou que estar em bolsa só "fez bem" ao grupo, permitindo criar "muito valor e partilhá-lo com muita gente".

O presidente e administrador-delegado da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, afirmou hoje que estar em bolsa só "fez bem" ao grupo, permitindo criar "muito valor e partilhá-lo com muita gente".

Pingo Doce
Avaria leva ao encerramento das lojas Pingo Doce
Pingo Doce
Avaria leva ao encerramento das lojas Pingo Doce

Pedro Soares dos Santos falava pela ocasião dos 30 anos da Jerónimo Martins em bolsa (1989-2019), na cerimónia simbólica do toque do sino na Euronext, em Lisboa.

"Sermos cotados só nos fez bem, permitiu-nos criar muito valor e partilhá-lo com muita gente", afirmou o gestor, que sublinhou que agora que a dona do Pingo Doce cumpriu 30 anos em bolsa já experimentou "o bom e o menos bom" de estar cotado.

Na sua intervenção, Pedro Soares dos Santos sublinhou o papel do pai, Alexandre Soares dos Santos, que morreu em agosto passado, na entrada em bolsa da Jerónimo Martins, sublinhando que "foram dele a visão e determinação" de passar a ser cotado.

"A ambição de crescer, de fazer mais e melhor está na nossa natureza", salientou Pedro Soares dos Santos.

"O facto de termos um acionista maioritário, que é uma família, permitiu à gestão, sobretudo nos momentos de maior pressão, nunca abdicar dos valores fundamentais", prosseguiu, salientando que o grupo teve o "privilégio de não ter" de "sacrificar aos interesses de curto prazo as medidas que são corretas e necessárias".

Reiterou ainda que as decisões de negócio do grupo respeitam critérios ambientais e sociais.

A decisão, em 1989, de abrir parte do capital de Jerónimo Martins ao mercado permitiu a reorganização da estrutura acionista, a afirmação de uma liderança clara e o financiamento necessário à execução de uma estratégia de crescimento, dentro e fora de Portugal.

A Jerónimo Martins está presente em três geografias: Portugal, Polónia e Colômbia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais