Sábado – Pense por si

Pais com filhos pequenos podem deixar de teletrabalhar no sábado

O Governo já publicou a declaração que quem quer passar ao apoio à família deve entregar à entidade patronal. No caso dos trabalhadores por conta de outrem, o aviso tem de ser feito com três dias de antecedência. Para os independentes pode ser mais rápido.

O Governo já disponibilizou a declaração que os trabalhadores por conta de outrem com filhos mais pequenos têm de enviar à empresa se quiserem deixar de teletrabalhar, ao abrigo das novas regras do apoio extraordinário à família, que paga em regra de 66% da remuneração-base. O mesmo acontece no caso dos progenitores que queiram passar a partilhar o apoio, que passa nestes casos a ser majorado. Se em causa estiverem trabalhadores dependentes, a transição não é imediata.

Leia mais noJornal de Negócios.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.