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Os produtos que mais dependem do Natal

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 24 de dezembro de 2019 às 10:00

Para fabricantes de brinquedos ou de bombons, o Natal representa mais de dois terços das vendas.

"Eu sei que é Natal porque há um novo livro de José Rodrigues dos Santos à venda". A tirada do humorista Bruno Nogueira, há dias na sua crónica diária na Antena 1, não tem eco apenas no calendário de lançamentos dos bestsellers de Rodrigues dos Santos – cerca de um quinto de todos os lançamentos de livros em Portugal acontece nos dois meses que antecedem o Natal. Na era tecnológica os livros continuam a ser um presente bom e acessível e até pessoas que não entram numa livraria no resto do ano fazem-no em Novembro e Dezembro. As editoras tipicamente guardam os maiores trunfos para esta altura – na literatura, os autores populares ou consagrados; na não ficção, livros de história, de costura ou cozinha, livros com produção melhor e preço mais alto. Cerca de 16% do valor anual das vendas de livros em Portugal é facturado na época natalícia, segundo a consultora de mercado GfK.

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