Sábado – Pense por si

"SÁBADO" revela grandes traficantes de escravos em Portugal, como o Conde de Ferreira
Marco Alves

Os últimos grandes traficantes de escravos em Portugal

Durante cem anos (entre o fim do século XVIII e início do XIX), aventureiros e capitalistas enriqueceram no tráfico de escravos, comprados nas costas de África e enviados para os fazendeiros do Brasil, enquanto os ingleses os perseguiam nos mares. Ulrich, Bravo, Van Zeller ou o conde de Ferreira: ficaram ricos, construíram palacetes, fundaram bancos, financiaram a coroa e muitos compraram títulos que lhes deram acesso à nobreza. As histórias dos últimos negreiros portugueses.

Noronha Lopes esteve em Leiria a ver o FC Porto - Benfica com os sócios encarnados
Tiago Carrasco

Noronha Lopes: Superstições, Mourinho e o futuro

Prefere ver os jogos sozinho para não o apanharem exaltado e tem uma mania sempre que o Benfica ganha livres perigosos. É o filho mais novo que o conduz pela campanha. Noronha Lopes foi recebido com entusiasmo em Leiria.

GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro

A exploração dos bares de praia da Aberta Nova (na fotografia) e de Melides tem gerado polémica
Ana Taborda

A guerra dos bares de praia

Frederico Lamas teve 15 dias para desmontar o Lagoa ò Mar de Melides. Na mesma praia há, agora, um protocolo com nadadores salvadores que a Autoridade Marítima Nacional contesta. E na vizinha Aberta Nova está o Costa Terra - sem concurso.

Vanda Marques

Onda de calor matou 2.300 pessoas na Europa

Novo estudo do Imperial College de Londres analisou as consequências das temperaturas extremas no final de junho. Cerca de 88% das vítimas mortais têm mais de 65 anos. Só em Lisboa morreram 92.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.