Sábado – Pense por si

Os poderosos clãs do Estado Novo

Ana Taborda
Ana Taborda 17 de abril de 2024 às 23:00

Os maiores grupos económicos podiam ter mais de 100 empresas em Portugal, Angola e Moçambique. Muitos eram controlados por famílias como os Champalimaud, Mello e Espírito Santo. Tinham fábricas, bancos, hotéis e cinemas. Alguns dos herdeiros discutiam negócios ao domingo com Salazar.

Quando se preparava para embarcar no avião privado de um milionário britânico amigo do pai, uma das filhas de António Champalimaud ouviu de um funcionário das fronteiras: “Minha senhora, tenho visto muitos Espírito Santo, muitos Mello e muitos Champalimaud. Agora, pessoas com Mello e Champalimaud no nome… Desapareça-me já da frente.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro