Sábado – Pense por si

Pelo terceiro ano seguido, os bancos centrais compraram mais de mil toneladas de ouro
Ana Taborda

Os novos recordes do ouro

Rússia e China substituíram a Europa na corrida ao metal dourado. Em Londres, há filas de semanas para o retirar de cofres subterrâneos - à boleia da incerteza dos mercados.

Ouro acima dos 1.200 dólares com procura de refúgio

As fortes quedas nos mercados accionistas estão a impulsionar a procura de refúgio pelos investidores. O ouro está a subir mais de 3% para o valor mais elevado num ano. Ultrapassou os 1.200 dólares por onça.

Apetite por risco retirou brilho ao ouro em 2015

A preferência dos investidores por activos de maior risco e o recuo no consumo privado de ouro travaram a procura de ouro em 2015, revela o relatório do World Gold Council. Uma tendência que está a mudar este ano.

Reservas de ouro desvalorizam quatro mil milhões

As barras de ouro que estão guardadas nos cofres do Banco de Portugal valem agora menos 4 mil milhões de euros do que no início do ano. Segundo o "Jornal de Notícias", Portugal detém quase 383 toneladas de ouro, as quais, à cotação actual do metal amarelo de 1.233 dólares (947,5 euros) a onça, valem 11,67 mil milhões de euros; no final do ano passado, as mesmas reservas estavam avaliadas em 15,6 mil milhões de euros.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30