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Mercado da marijuana legal é "um faroeste controlado"

27 de setembro de 2019 às 14:16
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"É uma corrida ao ouro, mas tem de ser controlada", descreve presidente do Congresso Mundial e Exposição de Negócios da Canábis.

O mercado da marijuana legal é um "faroeste controlado", disse à agência Lusa o presidente do Congresso Mundial e Exposição de Negócios daCanábis, Gregory Marco, à margem da 6.ª edição do evento em Los Angeles.

"É uma corrida ao ouro, mas tem de ser controlada", afirmou o responsável, explicando que a Califórnia pode ser olhada como um mercado de estudo pelos países que querem legalizar o cultivo e a comercialização de produtos derivados de canábis.

"Há muitas políticas que são importantes quando se está a legalizar a canábis", considerou Gregory Marco, referindo que os produtos apenas com canabidiol (CBD) e sem tetraidrocanabinol (THC, a substância com efeitos psicotrópicos) são "uma ponte" a caminho da legalização total.

A marijuana é legal para fins medicinais em 33 estados e para consumo recreativo em 11 estados dos EUA, sendo totalmente legal no Canadá.

"Os estados e o governo federal estão a ser muito cautelosos, como têm de ser", acrescentou o responsável. "Isto vai, literalmente, mudar a complexidade dos nossos horizontes financeiros, dos impostos, não é apenas legalizar uma planta".

A entrada em vigor de regulamentos na Califórnia, onde o consumo recreativo foi legalizado a partir de 01 de janeiro de 2018, fez abrandar o crescimento dos negócios da canábis devido ao custo e complexidade das restrições que têm de ser cumpridas pelas empresas do setor.

"Há implicações nos impostos, no emprego, crescimento no imobiliário, é preciso ser muito seguro e direcionado no processo de tomada de decisões, porque isto vai mudar o jogo em todo o mundo", considerou Gregory Marco. "É uma indústria que vai levar a nossa economia para o próximo nível".

No Congresso Mundial e Exposição de Negócios da Canábis (CWCBE, na sigla inglesa), que espera vários milhares de pessoas até sábado, em Los Angeles, o foco está no amadurecimento dos negócios e na grande apetência dos consumidores por produtos baseados apenas em CBD.

Entre as empresas que têm espaço de exposição no congresso estão marcas de produtos de beleza com infusão de canábis, como a Medical Mary, gomas e gotas para acalmar o stress e tratar a ansiedade, como a Bluum Lab e a IHS, e fornecedoras de sistemas para extração de componentes, como a Mile High Labs.

O mercado global de canábis legal valerá 13,2 mil milhões de dólares (12 mil milhões de euros) em 2019, segundo o Brightfield Group.

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