NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
"A afirmação da Europa implica soluções sensata", disse o Presidente da República. Marcelo deseja que a Comissão Europeia alie a inteligência e o rigor à compreensão para analisar o défice excessivo português
O Presidente da República assumiu, esta terça-feira, que a actual conjuntura externa com impacto nas exportações portuguesas, a manter-se, pode afectar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016 e obrigar "a revisões de previsões" económicas. Além disso, Marcelo pediu a Bruxelas que não aplique multas a Portugal por défice excessivo, recordando o esforço feito pelos portugueses nos últimos anos.
Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, caso seja necessária, a referida revisão das previsões deverá ser feita "sem alarmismos mas com lucidez, se a conjuntura vier a manter-se". O chefe de Estado fez esta "referência de natureza conjuntural" a meio de um discurso sobre o sistema financeiro, durante a conferência O presente e o futuro do sector bancário, organizada pela Associação Portuguesa de Bancos e pela TVI24, num hotel de Lisboa.
O Presidente da República começou por dizer que "a economia portuguesa está a proceder a uma reconversão particularmente atenta às exportações, mas que é uma reconversão necessariamente dependente dos mercados de destino". "Isso pode significar, nomeadamente neste ano de 2016, a repercussão da situação nesses mercados - apesar da diversificação ensaiada, ainda com uma apreciável concentração - no crescimento do PIB e seus reflexos financeiros, obrigando a revisões de previsões, sem alarmismos mas com lucidez, se a conjuntura se vier a manter", acrescentou.
No mesmo discurso, o Chefe de Estado defendeu que a Comissão Europeia não deve aplicar qualquer multa a Portugal por ter falhado a meta do défice do ano passado. Marcelo apelou que as autoridades europeias aliem "inteligência e rigor à compreensão dos factos e equilíbrio subtil na avaliação" dos problemas da banca portuguesa. "A afirmação da Europa implica soluções sensata", concluiu o Presidente da República.
O Presidente relembrou, ainda, o esforço feito pelos portugueses durante os últimos 4 anos. "Esforço que penso deve estar em mente dos decisores europeus quando se debruçarem sobre esta matéria", frisou.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.