Sábado – Pense por si

Maior rubi do mundo vai ser leiloado e deverá custar mais de €27 milhões

Pedra preciosa tem perto de 55,22 quilates e foi desenterrada da mina de Fura, em Moçambique.

A leiloeira Sotheby's anunciou esta segunda-feira, em Hong Kong, que irá licitar aquele que é considerado o maior rubi do mundo. A venda deverá ser feita no mês de junho, em Nova Iorque, e espera-se que as ofertas superem os 30 milhões de dólares (mais de 27 milhões de euros).

REUTERS/Lam Yik

Uni Kim, especialista em joias, esclareceu àReutersque o diamante conhecido pelo nomeEstrela de Fura– por ter sido desenterrado da mina de Fura, na região norte de Moçambique - tem perto de 55,22 quilates e foi encontrado em julho do ano passado.

Os especialistas não têm dúvidas de que a pedra preciosa tem uma qualidade e tamanho "quase inéditos" e esperam que consiga alcançar um novo valor recorde para o mercado moçambicano.

O rubi esteve exposto em Hong Kong mas, antes de ser leiloado nos Estados Unidos, deverá passar por Taipei, Singapura, Genebra e Dubai.

O atual recorde mundial foi alcançado em 2015, peloSunrise Ruby, uma pedra com origem na Birmânia, de 25,59 quilates, que foi vendida por 30,3 milhões de dólares.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro