Sábado – Pense por si

Maior rubi do mundo vai ser leiloado e deverá custar mais de €27 milhões

Pedra preciosa tem perto de 55,22 quilates e foi desenterrada da mina de Fura, em Moçambique.

A leiloeira Sotheby's anunciou esta segunda-feira, em Hong Kong, que irá licitar aquele que é considerado o maior rubi do mundo. A venda deverá ser feita no mês de junho, em Nova Iorque, e espera-se que as ofertas superem os 30 milhões de dólares (mais de 27 milhões de euros).

REUTERS/Lam Yik

Uni Kim, especialista em joias, esclareceu àReutersque o diamante conhecido pelo nomeEstrela de Fura– por ter sido desenterrado da mina de Fura, na região norte de Moçambique - tem perto de 55,22 quilates e foi encontrado em julho do ano passado.

Os especialistas não têm dúvidas de que a pedra preciosa tem uma qualidade e tamanho "quase inéditos" e esperam que consiga alcançar um novo valor recorde para o mercado moçambicano.

O rubi esteve exposto em Hong Kong mas, antes de ser leiloado nos Estados Unidos, deverá passar por Taipei, Singapura, Genebra e Dubai.

O atual recorde mundial foi alcançado em 2015, peloSunrise Ruby, uma pedra com origem na Birmânia, de 25,59 quilates, que foi vendida por 30,3 milhões de dólares.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.