Valores mais reduzidos no reembolso ou a necessidade de pagar imposto levaram milhares de portugueses a recorrer a contabilistas antes de entregarem o imposto este ano.
O reembolso de IRS este ano é mais reduzido para milhões de portugueses e muitos são confrontados com a necessidade de pagar este imposto pela primeira vez, o que levou muitas pessoas a procurar ajuda. Contabilistas registaram aumento de pedidos de ajuda e Ordem reconhece que complexidade doprocesso de entregaleva várias pessoas a procurarem ajuda especializada.
O aviso já tinha sido dado pela bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, que explicou: "Normalmente já éramos solicitados para o preenchimento da declaração, mas este ano, como está mais complexo, e com a redução do reembolso, as pessoas estarão com receio de estar a fazer algo mal, recorrendo a profissionais". Também a Fixando, plataforma de contratação de serviços que coloca em contacto contabilistas e especialistas com quem procura estes serviços revela que teve um aumento de 45% na procura de serviços para a entrega do exercício fiscal deste ano. "Está a haver uma autêntica corrida aos serviços de contabilidade para entrega das declarações de IRS de 2024", revela a plataforma.
Recorrer a contabilistas para ajudar a preencher o IRS não é uma prática nova, mas as alterações introduzidas nos últimos anos que contemplam mais soluções levam cada vez mais pessoas a recorrer a especialistas para tentar obter um reembolso maior ou evitar pagar acertos a esse imposto. Mas este ano tornou-se ainda mais popular recorrer a estes especialistas depois da introdução de alterações ao regime de tributação de ativos mobiliários ou criptoativos ou dos rendimentos de rendas, que passaram a contemplar taxas diferentes para quem tem contratos habitacionais de longa duração e para quem tem contratos de arrendamento habitacional ou outros.
A Fixando realizou um inquérito junto dos utilizadores que recorreram à plataforma concluindo que as alterações às retenções na fonte e depois às respetivas tabelas de IRS realizadas nos últimos meses do ano passado são os principais motivos para os cidadãos quererem a ajuda de um profissional. "O que motiva as pessoas é quererem estar seguras que quando entregam o IRS não lhes escapou nada para também, se possível, não pagarem mais imposto", revela ainda a plataforma que partilha um testemunho de alguém que procurou a ajuda: "Normalmente todos os anos recebo cerca de 1.000€ de IRS pelo automático, este ano comprei casa e aparece ‘a pagar 52€’. Queria perceber se existe alguma forma de afinar o IRS para não ter de pagar ou até mesmo receber alguma coisa".
"O crescimento agora registado demonstra a dificuldade, para a maioria das pessoas, em compreender os valores presentes na declaração de IRS de 2024, consequência do reembolso antecipado que ocorreu nos meses de setembro e outubro, e dos acertos nos escalões em novembro e dezembro do ano passado", afirma Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O problema começa logo no cenário macroeconómico que o Governo traça. Desde o crescimento do PIB ao défice, não é só o Governo da AD que desmente o otimista programa eleitoral da AD.
Homem de pensamento e de ação, Laborinho Lúcio acreditava que “a justiça é um verbo no futuro”, lembrando-nos de que a sua construção é um caminho inacabado, feito de coragem, reflexão e esperança.
Cliques e emoções substituíram rigor e independência. Talvez o legado de Pinto Balsemão possa lembrar que ética, critério e responsabilidade são os alicerces de uma sociedade sustentável e de uma esfera pública saudável.
André Ventura disse finalmente aquilo que há tanto tempo ansiava: “Não era preciso um Salazar, eram precisos três para pôr o país em ordem”. Resta saber se esse salazarista conhece a fábula da rã que queria ser grande como um boi.