Sábado – Pense por si

Gasóleo e gasolina voltam a ficar mais caros na próxima semana

Jornal de Negócios 21 de junho de 2024 às 14:26
As mais lidas

A partir de segunda-feira, 24 de junho, o litro de gasóleo vai disparar três cêntimos, enquanto a gasolina vai ficar 1,5 cêntimos mais cara. Já na semana passada tinham subido quatro e 1,5 cêntimos, respetivamente.

O preço médio dos combustíveis vai ficar mais caro na próxima semana.A partir de segunda-feira, 24 de junho, o gasóleo vai disparar três cêntimos, enquanto a gasolina vai ficar 1,5 cêntimos mais cara, avançou fonte do setor ao Negócios.

combustiveis, gasolina, gasoleo, diesel
combustiveis, gasolina, gasoleo, diesel

Desta forma, o preço médio do gasóleo simples praticado nos postos de abastecimento deverá ser de 1,581 euros por litro. Já o preço da gasolina simples 95 deverá subir para 1,723 euros por litro, tendo por base os preços divulgados pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Esta semana, o preço médio do gasóleo simples está em 1,551 euros por litro e da gasolina simples 95 é de 1,708 euros, segundo os dados da DGEG.

Recorde-se que o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.Os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento "low cost". Os valores praticados pelas bombas incorporam também o peso da fiscalidade.

Além disso,os combustíveis seguem ainda o mercado do petróleoe, esta semana, tanto o West Texas Intermediate (WTI), "benchmark" para os Estados Unidos, como o Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e referência para as importações europeias,estão a preparar-se para fechar com ganhos semanais superiores a 3%.

"O aumento sazonal da procura, como demonstrado pelos últimos dados da EIA, o novo confronto entre Israel e o Hezbollah e a época dos furacões poderão dar força aos preços durante o verão", indicaram analistas do Citi, numa nota vista pela Reuters.

Adicionalmente, os preços da matéria-prima também saíram reforçados com a perspetiva de cortes de juro da Reserva Federal norte-americana ainda este ano e pela expectativa de uma redução das reservas de crude nos Estados Unidos.

Artigos Relacionados

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.

As polémicas escutas

As 50 conversas de António Costa intercetadas revelam pedidos de cunhas e desabafos. Na Ucrânia, há um português na linha da frente, a fugir de drones e a esconder-se vários dias em trincheiras. Por cá, um casal luta contra a doença do filho, tão rara que ainda não tem nome