
Tribunal de Recurso ordena extradição de ucraniano detido por sabotagem do Nord Stream
Serhii K. será extraditado para a Alemanha.
Serhii K. será extraditado para a Alemanha.
A UE vai, entre outras coisas, "bloquear a exportação de tecnologia utilizadas em 'drones' (os veículos aéreos sem piloto e tripulação que a Rússia tem utilizada para depauperar os sistemas de defesa antiaérea que a Ucrânia utiliza).
Em comparação, a Rússia exporta diariamente cerca de 50 milhões de metros cúbicos de gás para a Europa através do TurkStream, contra quase 500 milhões de metros cúbicos em 2020.
Seja Harris ou Trump a ganhar as presidenciais americanas, a insistência para que europeus (e o Canadá) invistam mais na OTAN vai continuar.
Um antigo professor de História que usou o lema das SS durante um discurso e que em tribunal afirmou desconhecer a origem da expressão está à frente nas sondagens das eleições estatais deste fim-de-semana.
Para o caso de haver dúvidas sobre a importância de 2024, quero levá-los por uma espécie de cronologia que mostra que, nas últimas cinco décadas, os anos terminados em quatro trazem transformações ou acontecimentos relevantes.
Sete meses após a invasão russa à Ucrânia, em 2022, os gasodutos Nord Stream, que transportam gás sob o Mar Báltico, ficaram danificados por uma série de explosões nas zonas econónicas da Suécia e da Dinamarca.
A ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, expressou a expectativa de que o Ministério Público consiga reunir provas suficientes para apresentar queixa contra os sabotadores e levá-los à justiça.
As explosões subaquáticas verificadas em setembro de 2022 permanecem sem explicação. Investigador sueco acredita que o responsável é um "ator estatal".
Esta semana, Vasco Rato, João Carlos Barradas e Nuno Tiago Pinto analisam as mudanças que aconteceram no mundo, três anos depois de ter sido declarada a pandemia de covid-19. O ataque ao Nord Stream 2 é outro dos temas da conversa.
Newsletter de sexta-feira
Jornal The New York Times avançou que a sabotagem aos gasodutos foi conduzida por russos ou ucranianos pró-Ucrânia, citando informação secreta a que os EUA tiveram acesso.
"Posso garantir aos nossos consumidores que haverá muito gás na Rússia por muitas décadas", sublinhou Putin.
A task force vai avaliar quatro pilares: transportes, energia, digital e espaço. NATO sublinha necessidade de aliança se preparar para novas ameaças.
Telefonema entre os dois presidentes foi confirmado pelos dois países. Ancara permanece como mediador e o único membro da NATO que recusou as sanções aplicadas a Moscovo.
Haverá um fio condutor em vários incidentes de sabotagem na infraestrutura crítica da Europa, desde que começou a invasão da Ucrânia, em 2014? Está em curso uma guerra clandestina?