Sábado – Pense por si

EUA vão anunciar tarifas sobre semicondutores

Lusa 13 de abril de 2025 às 16:48
As mais lidas

Dentro de "um mês ou dois" serão aplicados direitos aduaneiros sobre os semicondutores, um setor que até agora foi poupado à sobretaxa de 10%, anunciou Lutnick.

O secretário do Comércio norte-americano anunciou hoje que dentro de "um mês ou dois" vão ser aplicados direitos aduaneiros sobre semicondutores, um setor que tem ficado de fora das tarifas.

AP Photo/Mark Schiefelbein

Dentro de "um mês ou dois" serão aplicados direitos aduaneiros sobre os semicondutores, um setor que até agora foi poupado à sobretaxa de 10% imposta à maioria dos parceiros comerciais dos Estados Unidos, anunciou Howard Lutnick no canal ABC, numa altura em que os Estados Unidos estão no meio de uma guerra comercial com a China.

O secretário do Comércio norte-americano explicou que estes direitos aduaneiros setoriais "não estão incluídos nos direitos aduaneiros recíprocos" e serão aplicados "provavelmente dentro de um mês ou dois".

No meio de uma guerra comercial com a China que está a preocupar os mercados financeiros mundiais, os Estados Unidos mudaram a sua posição radical na sexta-feira, isentando smartphones, computadores e outros produtos eletrónicos chineses das recentes e enormes sobretaxas alfandegárias impostas pelo Presidente Donald Trump.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.