Sábado – Pense por si

EUA cancelam licenças da Intel e Qualcomm para fornecer "chips" à Huawei

O Departamento norte-americano do Comércio confirmou ao Financial Times ter revogado algumas autorizações, mas não revelou quais as empresas dos EUA envolvidas.

A Casa Branca cancelou as licenças de exportação que permitiam a Intel e a Qualcomm de fornecer "chips" à chinesa Huawei, avança esta terça-feira oFinancial Times.

De acordo com o jornal, que cita fontes conhecedoras, a decisão do Departamento norte-americano do Comércio afeta o fornecimento de semicondutores utilizados pela Huawei em computadores portáteis e telemóveis.

O Departamento do Comércio confirmou aoFinancial Timesque "revogou algumas licenças de exportação para a Huawei", mas não detalhou quais as empresas norte-americanas afetadas.

A decisão de Washington vem aumentar a pressão sobre a fabricante de equipamentos de telecomunicações chinesa.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.