NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O regulador do setor energético já tinha aprovado regras específicas para defender os consumidores nas zonas mais duramente atingidas pelo mau tempo, incluindo a proibição dos comercializadores cortarem o fornecimento de eletricidade ou gás.
Após ter aprovado um conjunto de medidas extraordinárias para defender os consumidores - domésticos e empresariais - nas zonas mais afetadas pelas sucessivas tempestades que atingiram Portugal, a Entidade Regulador dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou na noite de quinta-feira que pretende implementar mais regras nestas regiões, nomeadamente a instituição de pagamentos a prestações por parte dos clientes.
Vitor Chi
Em comunicado, o regulador indica que coloca em "consulta urgente dos comercializadores, operadores de rede e associações representativas dos clientes, um conjunto de medidas adicionais para proteção dos clientes e consumidores afetados".
Estas medidas somam-se às já aprovadas e publicadas em Diário da República esta quinta-feira e que estabelecem que "o operador de rede de distribuição fica impedido de efetuar interrupções de fornecimento ou reduções de potência contratada por facto imputável ao cliente, como a falta ou a impossibilidade de pagamento, aos clientes em baixa tensão", bem como "um crédito na fatura correspondente ao valor da potência contratada da tarifa de acesso às redes". O regulador estabeleceu ainda que a estimativa do consumo de energia para o período de tempo em que os clientes tiveram o fornecimento de eletricidade interrompido devido à tempestade Kristin é nula.
Agora, a ERSE propõe estabelecer "regras extraordinárias", entre as quais se conta a "instituição de planos de pagamento fracionados" quer na eletricidade quer no gás.
As regras agora colocadas a consulta abrangem outras matérias, nomeadamente o "impedimento
de interrupção dos fornecimentos de eletricidade e gás", o "impedimento
de faturação da potência contratada", a "desoneração
das obrigações dos comercializadores junto dos operadores de redes e do Gestor
Integrado de Garantias" e a "criação de
regras especiais relativas às variáveis de faturação ajustadas à situação, em
termos mais favoráveis para os consumidores afetados".
A ERSE promete aprovar este pacote de medidas em regulamentação específica num "curto prazo", depois da "ponderação dos comentários recebidos".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.