NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Em reunião do conselho de ministros, foi decidido prolongar a situação de calamidade até dia 15 de fevereiro.
Na sequência dos efeitos da tempestade Kristin e Leonardo, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta quinta-feira medidas para reconstruir as zonas afetadas.
Montenegro anuncia novas medidas para fazer face aos efeitos da tempestadeCARLOS M. ALMEIDA /LUSA
O governante começou por apelar ao seguimento das recomendações das autoridades e afirmou que o Governo “tem feito um esforço para mobilizar todos os recursos” para o restabelecimento da energia, o abastecimento de água e a desobstrução de vias ferroviárias e rodoviárias. Anunciou uma plataforma de acesso aos apoios: calamidade.gov.pt e para que todos possam aceder à plataforma e pedir ajuda, irão ser disponibilizadas a partir de amanhã 275 espaços do cidadão e carrinhas móveis nos concelhos afetados. “Todo o tempo que passa é sempre tempo importante”, nota.
Em reunião do conselho de ministros, foi decidido prolongar a situação de calamidade até dia 15 de fevereiro.
Para a reconstrução e reparação rápida Luís Montenegro anunciou que vai deixar de haver controlo administrativo prévio. “O Estado vai exprimir toda a sua confiança nas autarquias, nas pessoas e nas empresas. Quem violar as regras desta confiança será responsabilizada”, avisa. Para que não falte mão-de-obra para esta reconstrução o Governo instruiu ao IEFP para recolher trabalhadores para as empresas de construção civil e vai recorrer a mão-de-obra estrangeira para suprimir necessidades nessa área.
De forma a prevenir o aumento dos preços dos materiais de construção, o Governo ordenou a presença da ASAE no terreno “para fazer a fiscalização do crime de especulação”.
“Não vamos deixar ninguém ficar para trás”, afirma.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.