Sábado – Pense por si

Economia portuguesa cresce 4,9% no terceiro trimestre

Números foram avançados pelo Instituto Nacional de Estatística.

A economia portuguesa cresceu 4,9% no terceiro trimestre de 2022, comparando com o período homólogo de 2021. Avançou ainda 0,4% em cadeia, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Fernando Ferreira/Cofina Media

"O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu no 3º trimestre, verificando-se uma desaceleração do consumo privado e do investimento. O contributo positivo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB também diminuiu, traduzindo a

desaceleração das Exportações de Bens e Serviços, em volume, mais intensa que a das Importações", indica o INE.

Comparativamente com o segundo trimestre de 2022, o PIB aumentou 0,4% devido ao "contributo da procura interna para a variação em cadeia do PIB" que passou a positivo, "destacando-se o crescimento do consumo privado apesar da aceleração dos preços no consumidor".

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.