Sábado – Pense por si

E se Portugal não tivesse aderido à moeda única?

João Ferreira do Amaral 01 de janeiro de 2022 às 10:00

Quando fazemos a lista de todas as distorções que resultaram da adesão ao euro o que espanta não é termos a pior performance económica desde há 70 anos: é que ainda exista uma economia em Portugal. Um ensaio de João Ferreira do Amaral, no dia em que passam 20 anos da entrada em vigor da moeda única.

E se não tivéssemos entrado na moeda única? Estaríamos melhor ou estaríamos pior? Aparentemente é uma questão ociosa: o que passou, passou e é impossível dizer com certeza absoluta o que se teria passado numa situação alternativa (mas a verdade é que certezas absolutas há poucas) e, mesmo se fosse possível, já nada poderíamos fazer. Mais para o fim deste artigo defendo que não é ocioso pôr hoje a questão, bem pelo contrário. Para já irei descrever como é possível avaliar o que teria acontecido se não tivéssemos aderido à zona euro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.