Entrevista
Governo

João Leão: “A grande prioridade do próximo OE é recuperar dos efeitos da crise”

João Leão: “A grande prioridade do próximo OE é recuperar dos efeitos da crise”
Helena Garrido 01 de outubro
Biografia Nome:

João Leão

Cargo:

Ministro das Finanças

Nascimento:

Lisboa, 1974

Nacionalidade:

Portuguesa

Com o documento a ser negociado à esquerda, o ministro das Finanças olha para o futuro com otimismo: Portugal está bem posicionado para ser o país europeu que mais depressa recupera da crise.

Está a elaborar o seu sétimo Orçamento do Estado, ultrapassando assim o recorde de longevidade de Fernando Teixeira dos Santos se juntarmos o tempo em que foi secretário de Estado. Em mais de duas horas de entrevista, João Leão perspetiva um crescimento mais forte da economia nos próximos anos e está a desenhar as contas do Estado para 2022 para a recuperação.

O que pode correr mal? O aparecimento de uma nova variante resistente às vacinas. Para já, olha para o futuro com otimismo, considerando que Portugal está bem posicionado para ser o país europeu que mais depressa recupera da crise. A negociação que ainda tem de fazer com quem vai aprovar o Orçamento dita a prudência com que fala do que se pode esperar. Mas os portugueses podem antecipar uma redução de impostos, quem tem filhos vai beneficiar de aumentos nos abonos de família e os quadros superiores da função pública terão também boas notícias.

Ministro das Finanças previsões da economia

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)