O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, defendeu hoje que é preciso persistir na política monetária, pedindo prudência nos ajustamentos das medidas e mostrando-se confiante nos resultados a que tem levado na zona euro.
No discurso de abertura do segundo dia do Fórum do BCE em Sintra, Mario Draghi sublinhou a sua confiança de que a política monetária "é efectiva e que está a funcionar. Todos os sinais apontam para um fortalecimento e uma recuperação alargada da zona euro".
Embora tenha admitido que ainda há factores que estão a pesar na recuperação da inflação, mas que são "principalmente temporários" e que podem ser resolvidos com a política monetária do BCE, Draghi defendeu que ainda "é necessário um nível considerável de medidas acomodatícias para que as dinâmicas da inflação se tornem duradouras e sustentáveis".
Por isso, o presidente do BCE sublinhou que "para garantir o regresso da inflação ao objectivo", que é ficar próxima, mas abaixo, dos 2% no médio prazo, "é preciso persistência na política monetária".
"E, finalmente, precisamos de prudência. À medida que a economia recupera temos de ser graduais quando ajustamos os parâmetros de política, para garantir que os nossos estímulos acompanham a recuperação enquanto reduzem as incertezas", afirmou.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.