Sábado – Pense por si

Deputados aprovam por unanimidade audições de ministro das Finanças e governador

14 de março de 2018 às 16:34
As mais lidas

As audições de Mário Centeno e de Carlos Costa requeridas pelo CDS-PP não têm ainda data marcada, apesar de terem sido pedidas com "alguma urgência".

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram, esta quarta-feira, a audição do ministro das Finanças, Mário Centeno, e do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, sobre o Novo Banco.

As audições de Mário Centeno e de Carlos Costa requeridas pelo CDS-PP não têm ainda data marcada, apesar de terem sido pedidas com "alguma urgência", disse àLusaa deputada centrista Cecília Meireles.

Os democratas-cristãos requereram estas audições para, por um lado, esclarecerem a possibilidade de o Estado entrar com mais capital no Novo Banco, isto além dos 3,89 mil milhões de euros que o Fundo de Resolução bancário (na dependência do Banco de Portugal) ainda poderá injectar.

Por outro lado, o CDS-PP quer conhecer a visão do Banco de Portugal sobre a gestão do Novo Banco, depois de recentemente ter sido conhecido um relatório da Comissão Europeia (aquando da venda do Novo Banco ao fundo de investimento Lone Star) em que dizia que este mantinha ainda em 2016 práticas erradas de concessão e gestão de crédito.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.