Associação pede ao Governo um reforço das medidas de apoio, nomeadamente a criação de linhas de crédito com condições mais favoráveis.
A Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel alertou, esta sexta-feira, para o impacto dacovid-19no setor e pediu ao Governo um reforço das medidas de apoio, nomeadamente a criação de linhas de crédito com condições mais favoráveis.
"Não é possível quantificar os prejuízos que a atual crise implica para o setor do ensino da condução, que já se encontra sobre-endividado. Estima-se que os efeitos da crise se prolonguem por vários meses", diz à associação, em comunicado.
A Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel no Continente e Regiões Autónomas (ANIECA) refere que a decisão de suspender toda a atividade deste setor está a afetar 900 empresas, que detêm 1.300 escolas de condução em todo o país.
"Na maioria microempresas com menos de cinco trabalhadores, que se estima empregarem, pelo menos, 5 mil pessoas (trabalhadores e sócios-gerentes", sublinha a ANIECA.
No sentido de "reiniciar a atividade", a ANIECA defende que as empresas que detêm escolas de condução "necessitam, urgentemente, de apoios concretos e imediatos".
Uma das medidas defendidas é a criação de uma linha de crédito "desburocratizada e com condições favoráveis", uma vez que consideram que as existentes "são demasiado onerosas".
A isenção durante este ano dos pagamentos por conta, a suspensão do pagamento do Imposto Único de Circulação relativo aos veículos licenciados para instrução até 180 dias e outros alívios fiscais são igualmente propostas defendidas pelo setor.
"Nesta fase difícil, as escolas de condução clamam por ajuda junto dos poderes públicos para poderem retomar o trabalho", conclui a nota.
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia da covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Mais de 720 mil doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 854 pessoas das 22.797 confirmadas como infetadas, e há 1.228 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
Covid-19: Setor das escolas de condução pede apoio ao Governo para retomar atividade
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.