Sábado – Pense por si

Coordenadora das CT do parque industrial confiante em acordo na Autoeuropa

18 de janeiro de 2018 às 15:45
As mais lidas

A mensagem da Coordenadora das Comissões de Trabalhadores do Parque Industrial surge a poucas horas do início de mais uma reunião entre a administração e os trabalhadores da Autoeuropa.

A coordenadora das Comissões de Trabalhadores (CT) das empresas do Parque Industrial da Autoeuropa está confiante na possibilidade de um acordo laboral sobre os novos horários na fábrica da Volkswagen. "Temos a esperança de que a Autoeuropa e os trabalhadores cheguem rapidamente a um acordo, que também é muito importante para as outras 18 empresas do parque industrial", disse Daniel Bernardino, coordenador das Comissões de Trabalhadores das empresas do parque industrial.

"Pelo que ouvimos esta manhã dos representantes dos trabalhadores, sindicatos e Comissões de Trabalhadores, penso que a situação nas empresas do parque industrial está bem encaminhada. Já temos acordo para a laboração aos sábados em seis empresas e penso que nas outras doze empresas as coisas também estão bem encaminhadas", acrescentou.

Daniel Bernardino falava à agência Lusa no final de uma reunião das Comissões de Trabalhadores do Parque Industrial, em que, além das 18 empresas fornecedoras da Autoeuropa, também participou a Comissão de Trabalhadores da fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela.

A mensagem de optimismo da Coordenadora das Comissões de Trabalhadores do Parque Industrial surge a poucas horas do início de mais uma reunião entre a administração e os trabalhadores da Autoeuropa, marcada para sexta-feira, para tentar um novo acordo sobre os novos horários que visam dar resposta ao elevado volume de produção previsto para este ano.

O pagamento do trabalho ao sábado e a dificuldade de alguns trabalhadores que não têm ninguém com quem deixar os filhos aos fins de semana, são algumas das questões que os funcionários da Autoeuropa têm estado a discutir com a administração da empresa nas últimas rondas de negociações, matérias em que ainda não foi possível alcançar um acordo entre as partes.

Em Dezembro do ano passado a administração da Autoeuropa anunciou a intenção de avançar com o novo horário transitório, após a rejeição de dois pré-acordos negociados previamente com duas Comissões de Trabalhadores. Este novo horário, que deverá vigorar de Fevereiro a Julho, já prevê o trabalho ao sábado.

Após o tradicional período de férias, no mês de Agosto, a Autoeuropa deverá então iniciar a laboração contínua na fábrica de automóveis de Palmela, de forma a satisfazer as muitas encomendas do novo veículo T-Roc, que, segundo a empresa, está a ter uma boa aceitação no mercado.

A Autoeuropa estima produzir mais de 240.000 veículos em 2018, quase triplicando a produção de 2016.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.